As férias escolares durante o inverno estimulamalimentação calórica e pobre em nutrientes. Sem rotinas rígidas e com tempo livre de sobra, a meninada abusa das guloseimas e do sedentarismo que podem promover baixa imunidade do organismo deixando as crianças suscetíveis às doenças de inverno.
De acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Marina Citton Pasqua, uma alimentação balanceada e variada é a grande arma para aumentar a imunidade e aumentar a resistência às bactérias e vírus. “Gorduras e açúcares têm influência negativa sobre as células de defesa do organismo e devem ser evitados“, diz.
Além de alimentos ricos em vitaminas B, C, D, ácido fólico e minerais, simples temperos utilizados para cozinhar como cebola, alho e alecrim ajudam a evitar a multiplicação dos vírus dentro de nossas células. O iogurte também tem propriedades benéficas sobre as bactérias intestinais, reforçando a imunidade intestinal e dificultando a passagem de vírus e bactérias agressivas para dentro do organismo.

“Jogos lúdicos de tabuleiro que usem a criatividade e exercícios de quadra – como futebol e vôlei – devem ser praticados mesmo nos dias mais frios”, afirma a especialista que também alerta sobre a necessidade de manter os filhos hidratados, evitar lugares aglomerados e não exagerar nos agasalhos durante o período de férias no inverno. “É preciso agasalhá-las, mas deve-se ter em mente que as crianças sentem o mesmo calor que os adultos. Sendo assim não se deve exagerar.”
Algumas combinações saudáveis e saborosas que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico são:
- Salada de frutas com laranja, maçã, uva niágara e morango, rica em antioxidantes;
- Cereal matinal com flocos de aveia, granola, nozes ou castanha-do-pará associado ao iogurte ou a frutas diversas;
- Coalhada com frutas e mel;
- Frango, peixe ou carne vermelha podem ser ingeridos com legumes e verduras variadas durante a semana.
Postar um comentário