Eu indico!!!

Catia e Alexia

Catia e Alexia
Essa sou eu e minha filha, o maior tesouro de minha vida.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS



 SEMANA DE INTEGRAÇÃO

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS AJUDAM NA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.

MAIS UM ANO CHEGOU E, DEPOIS DE MERECIDAS FÉRIAS, É HORA DE RECOMEÇAR. PARA A MAIORIA DAS CRIANÇAS, ESSE É UM MOMENTO DE MUITA ANSIEDADE, AFINAL IRÃO MUDAR DE SÉRIE, TERÃO UM NOVO PROFESSOR E NOVOS AMIGOS. PARA PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, EM TABOÃO DA SERRA (SP), PROGRAMAR A PRIMEIRA SEMANA COM ATIVIDADES RECEREATIVAS VOLTADAS À INTEGRAÇÃO É MELHOR DO QUE JÁ INICIAR OS CONTEÚDOS, PORQUE ASSIM SE ESTABELECE UM VÍNCULO AFETIVO COM A TURMA. " A CRIANÇA PRECISA SE SENTIR BEM NO AMBIENTE PARA SE SENTIR SEGURA E FOCAR NO OBJETIVO DE APRENDER", EXPLICA. MUNA KASSEM HANDAM, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO ANGLO AMERICANO, EM FOZ DO IGUAÇU (PR), CONCORDA E COMPLETA: "A PROFESSORA TAMBÉM PRECISA DESSE TEMPO PARA ADAPTAR-SE À NOVA TURMA".
A SEGUIR, SUGERIMOS ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA OU AO LONGO DA SEMANA.
RECEPÇÃO ANIMADA

ORGANIZAR UMA FESTINHA NO PRIMEIRO DIA DE AULA É UMA FORMA DE MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE A ESCOLA ESTÁ FELIZ POR TÊ-LAS DE VOLTA. O COLÉGIO ANGLO AMERICANO DE FOZ DO IGUAÇU RECEBEU AS TURMA COM UMA PARESENTAÇÃO CIRCENSE E DISTRIBUIÇÃO DE PICOLÉS. MAS VOCÊ PODE TER OUTRAS IDÉIAS. O SORVETE, POR EXEMPLO, PODE SER SUBSTITUÍDO POR GELATINA, PIPOCA, BOLO, REFRIGERANTE ETC., E O CIRCO POR UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA OU TEATRO FEITA POR ALUNOS MAIS VELHOS DO COLÉGIO.

APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES

ANTES DA FESTA, REÚNA TODOS OS ALUNOS NO ANFITEATRO OU NO PÁTIO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APRESENTEM RAPIDAMENTE, MOSTRANDO-SE SOLÍCITOS E PRONTOS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS EM QUALQUER SITUAÇÃO.
CONHECENDO A TURMA

VEJA 3 BRINCADEIRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A CONHECEREM OS COLEGAS.

TEIA DOS AMIGOS

REALIZE ESSA DINÂMICA PROPOSTA POR PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, PARA PASSAR À TURMA UMA MENSAGEM DE UNIÃO.
1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE A´TE QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.
  
RODA DA APRESENTAÇÃO


ESTA BRINCADEIRA, ELABORADA PELA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRISTIANE DE FIGUEIREDO, DA ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULO, EM SÃO PAULO (SP), DIVERTE E TRABALHA A ATENÇÃO DOS ALUNOS. 
1- SENTE COM A TURMA EM CÍRCULO. EXPLIQUE QUE TODOS DEVEM BATER PALMA E, EM SEGUIDA, BATER AS DUAS MÃOS SIMULTANEAMENTE NAS MÃOS DOS COLEGAS QUE ESTÃO À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA. 
2- INICIE A BRINCADEIRA DIZENDO O SEU NOME QUANDO TODOS BATEREM PALMA. O ALUNO À SUA DIREITA É O PRÓXIMO, E DEVE DIZER O NOME DA PRÓXIMA VEZ QUE TODOS BATEREM PALMA. E ASSIM POR DIANTE. OU SEJA, CADA ALUNO IRÁ SE APRESENTEAR NA SEQUÊNCIA DA RODA. 
3- QUANDO O ÚLTIMO ALUNO SE APRESENTAR, REINICIE A BRINCADEIRA, MAS AGORA DIZENDO O NOME DO ALUNO À SUA ESQUERDA. EM SEGUIDA, ESSE ALUNO DEVE DIZER O SEU NOME, E ASSIM POR DIANTE.
DICA: SE AS CRIANÇAS JÁ SOUBEREM O NOME DOS COLEGAS, VOCÊS PODEM FALAR O PRATO PREFERIDO, A BRINCADEIRA DE QUE MAIS GOSTAM, UM ESPORTE QUE PRATICAM ETC.

ENTREVISTA COM O AMIGO

ESSA DINÂMICA TAMBÉM FOI SUGERIDA PELA PROFESSORA CRISTIANE DE FIQUEIREDO E DEVE SER REALIZADA EM DUPLAS. DEIXE CLARO QUE, QUANTO MENOS OS ALUNOS SE CONHECEREM, MAIS LEGAL SERÁ A BRINCADEIRA, POR ISSO OS AMIGOS NÃO DEVEM FICAR JUNTOS. 
1- AS CRIANÇAS TERÃO 15 MINUTOS PARA FAZEREM O MÁXIMO DE PERGUNTAS QUE CONSEGUIREM AO SEU PAR SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E ANOTAR NO CADERNO. DEPOIS, O ALUNO QUE PERGUNTOU RESPONDE E O QUE RESPONDEU PERGUNTA. 
2- EXPLIQUE QUE, ALÉM DO NOME E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS E DO CABELO, A ALTURA, É IMPORTANTE PERGUNTAR TAMBÉM SOBRE OS GOSTOS DO COLEGA: O QUE ELE GOSTA DE COMER, DO QUE GOSTA DE BRINCAR, QUAIS ATIVIDADES ELE FAZ FORA DA ESCOLA, SE ELE GOSTA DE ACORDAR CEDO OU TARDE, QUE LUGARES ELE GOSTARIA DE CONHECER ETC.
3- VENCE QUEM CONSEGUIR ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE INFORMÇÕES SOBRE O COLEGA. 
DICA: VOCÊ PODE DIFICULTAR A BRINCADEIRA FAZENDO PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS QUE DEVEM RESPONDER PELO SEU COLEGA DE DUPLA. SE SOUBER A RESPOSTA, A DUPLA GANHA UM PONTO.

FAMILIARIZANDO-SE COM O ESPAÇO

DÊ UMA VOLTA COM OS ALUNOS PELO COLÉGIO, APRESENTANDO OS ESPAÇOS E OS FUNCIONÁRIOS QUE ENCONTRAREM PELO CAMINHO. VOCÊ PODE PEDIR AJUDA PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTUDAVAM NA ESCOLA, FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS, COMO: " QUEM SABE AONDE IREMOS SE VIRARMOS À ESQUERDA?", "AONDE DEVEMOS IR PARA PEGAR UM LIVRO EMPRESTADO?", "QUEM SABE CHEGAR LÁ?" "ESTE É O ... (NOME DO FUNCIONÁRIO), QUAL A PROFISSÃO DELE?"

ATIVIDADE DE INTEGRAÇAO

ESTA BRINCADEIRA É REALIZADA NO INÍCIO DO PERÍODO NO COLÉGIA ANGLO AMERICANO, "AS CRIANÇAS ADORAM PORQUE, NAQUELE DIA, ELAS ESTÃO PERMITIDAS A ASSISTIR AS AULAS E FAZER TODAS AS ATIVIDADES COM UM AMIGO", EXPLICA A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE GIOVANA KEDZIERSKI.

1- COLOQUE PAPEIZINHOS COM OS NOMES DAS CRIANÇAS DENTRO DE BEXIGAS E ENCHA. 

2- ESTOURE UM DOS BALÕES E VERIFIQUE O NOME ESCRITO NO PAPEL. A CRIANÇA SORTEADA ESTOURA MAIS UM E O COLEGA QUE ELA TIRAR SERÁ O SEU COMPANHEIRO DE ATIVIDADES DURANTE O DIA INTEIRO.

DICA: SE A SALA TIVER UM NÚMERO ÍMPAR DE ALUNOS, OS ÚLTIMOS PODEM FICAR EM TRIO.

PARA A AULA DE ARTES 

MENSAGEM NA GARRAFA


ALÉM DE TRABALHAR A PINTURA, ESTA ATIVIDADE FAZ AS CRIANÇAS REFLETIREM E ESCREVEREM SOBRE SUA EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO. AS GARRAFAS DECORADAS DEVEM SER GUARDADAS ATÉ O ÚLTIMO DIA DE AULA, QUANDO SERÁ FORMADA UMA RODA DE DISCUSSÃO COM TODOS OS ALUNOS, PARA QUE ELES CONTEM SE SUAS EXPECTATIVAS FORAM CUMPRIDAS.


1- FAÇA UM DESENHO, CUBRA-O COM PLÁSTICO TRANSPARENTE E PINTE COM COLA COLORIDA.


2- DEPOIS DE SECO, RETIRE OS DESENHOS DO PLÁSTICO COM CUIDADO PARA NÃO RASGAR.

3- GRUDE OS DESENHOS NA GARRAFA (NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA) E FAÇA OS DETALHES COM CANETINHAS.


4- GUARDE NA GARRAFA O PAPEL COM AS EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E LACRE COM FITA ADESIVA COLORIDA.

AUTO-RETRATO


ESSE TRABALHO PODE SER COLADO SOBRE AS MESAS DOS ALUNOS PARA AUXILIÁ-LOS A MEMORIZAREM OS SEUS LUGARES NA SALA DE AULA.




1- CADA CRIANÇA DEVE FAZER UM AUTO-RETRATO E PINTAR COM GIS PASTEL.


2- COLOQUE OUTRA FOLHA DE PAPEL SULFITE EMBAIXO DO DESENHO E RECORTE CONTORNANDO A FIGURA.


3- GRAMPEIE AS FOLHAS PELAS LATERAIS, DEIXANDO UMA ABERTURA PARA COLOCAR BOLINHAS DE REVISTAS AMASSADAS.


4- TERMINE DE GRAMPEAR AS LATERAIS E GRAMPEIE O ROSTO NO PAPEL COLOR SET PRETO.


5- COLE UM PALITO ATRÁS DO ROSTO COM COLA QUENTE PARA QUE FIQUE EM PÉ.

ALGUNS MODELOS DE ROSTOS...








 ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. BEIJOS A TODOS E UMA ÓTIMA SEMANA!!!

Montando a sala de aula - 2012



Algumas dicas sobre o que deve ter na sala de aula.

Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.


Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.

Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.

Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.

Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".

Alfabeto: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.E deverá ser em script maiúscula e minúscula.De modo lúdico,mostrem as maiúsculas nos próprios nomes...com a constância e não com correção eles inserem no dia a dia..É necessário o apoio visual ,sempre, para os nomes.

Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta. Pode-se colocar na lousa, na parte onde fica o giz, a reta numérica de 0 a 100, ela ajuda nas operações e resoluções de problemas.

Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).


espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!


cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.




Alfabeto letras coloridas para vestir e brincar!




Se você copiar, dê os créditos. E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br


Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2012/01/alfabeto-letras-coloridas-para-vestir-e.html#ixzz1jd4ydxZ3

domingo, 15 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS



Volta às aulas

Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar

Por Juliana Lambert

 Objetivos:

★ Promover a integração e adaptação dos alunos
Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
Resgatar valores importantes, como respeito e solidariedade
Abordar a ética no cotidiano escolar
Reforçar a importância da cooperação e da amizade

Faixa etária:1º a 5º ano

 

 

Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. "Receba os alunos calorosamente, de preferência fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre. Converse um pouco com cada um e convide os pais para conhecer a sala de aula", sugere Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP).
Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional do Colégio Augusto Laranja, da capital paulista.
Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora.
De acordo com Vanessa Santos, coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o educador deve ser o exemplo. "Nesta faixa etária, as crianças aprendem mais por observação. O professor deve estar atento a sua postura em sala de aula e rever atitudes que, aos olhos de uma criança, podem parecer injustiça, protecionismo, caracterizar falta de respeito e de ética", comenta.
Em 2011, o Colégio Alfa Centro de Educação Moderna Bilíngue, do Rio de Janeiro (RJ), iniciou o seu trabalho de integração na última semana de janeiro. A tarde feliz proporcionou banhos de piscina, recreação, sessões de filmes e lanches.
"A ideia é que as crianças tenham referências em suas turmas e não se sintam perdidas no primeiro dia de aula", explica a supervisora pedagógica Maria Aparecida Jatobá, para quem é preciso trabalhar valores como justiça, respeito e solidariedade desde o primeiro dia de aula.


Primeiro dia de aulaEssas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:

vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

 
 1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.

Troca de presentes (1º ao 3º ano)

 1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.

 Pintura coletiva (4º e 5º ano)

 1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.
3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2012?

 

Reforçando a amizade
Confira as atividades do Colégio Novo Alicerce para reforçar a amizade:
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)


 1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.
2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.
3Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.
4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.


Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2012.

 Autorretrato (4º e 5º ano)


 1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.
2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.
3Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.
4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.
5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.
6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.
7. Dê continuidade até que todos se apresentem.


ConvivênciaAcompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.

 Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)


 1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.
2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011?
3Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.
4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.
5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.


Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.

 Da ordem ao caos (4º e 5º ano)


 1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.
2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.
3Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.
4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.
5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.


Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.

 Respeito ao próximo
Essa atividade é feita no Colégio Novo Alicerce e sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.

 Contrato pedagógico


 1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.
2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.


Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, Vanessa Santos, a adaptação do aluno no Ensino Fundamental deve ocorrer gradativamente, e o professor deve acompanhar o processo e respeitar cada fase da criança. "Promovemos situações de aprendizagem muito mais próximas da realidade da série final daEducação Infantil do que do Ensino Fundamental. Não podemos esquecer que os alunos ainda têm 6 anos e que além de conteúdos pedagógicos, o lúdico é de extrema importância. O 1º ano nada mais é do que uma fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e deve ser realizada com muito cuidado e segurança", comenta.

 Crachá

 Materiais:
★Tampas de lata ou vidro
★ Marcador permanente
★ Miçangas
★ Cola quente
★ Alfinete grande
★ 1 pedaço de manta acrílica ou espuma

 1. Cole a manta acrílica na parte de trás da tampa.

 2. Cole o alfinete na manta. Enfeite com miçangas e escreva o nome do aluno com o marcador permanente.


 Casinha com mensagem de boas vindas

 Materiais:
★Papel cartão branco pintado de amarelo brilhante
★ Papel cartão branco pintado de vermelho brilhante
★ 1 pedaço de fita
★ 1 pedaço de papel color set ou cartolina colorida
★ Cola branca
★ Tesoura

 1. Recorte os papéis cartão de acordo com o molde MOLDE NÃO DISPONÍVEL. Monte a casinha.


 2. Coloque o cartão de boas vindas dentro da casinha. Cole o telhado e amarre a fita na porta.



★ Junto com o cartão de boas vindas, você pode colar um bonequinho ou bichinho para enfeitar a casinha. A casa pode ser usada durante todo o ano para colocar mensagem dos deveres e regulamento para os alunos.

DICAS: GUIA PRÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL.