Eu indico!!!

Catia e Alexia

Catia e Alexia
Essa sou eu e minha filha, o maior tesouro de minha vida.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Organização da Sala de Aula



   Amigos e seguidores do Blog  ALECAT, sei que estamos no período de férias,
mas sei também que muitos de nós já estamos planejando como organizar nossa sala de
 aula,de maneira que funcione melhor que a do ano passado. Por isso algumas dicas serão
 postadas aqui. Abraços  e espero que ajude!!!


                                         



Organização da Sala de Aula
Texto de Ivanise Meyer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A organização da sala de aula revela nossa maneira de pensar Educação.
Porém, pode acontecer que a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente 
existir pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser 
compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar,
 são atitudes de cuidado com a sala.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável
 na escola,mas claro que devemos manter o ambiente limpo.
Aqui estão algumas sugestões para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor 
da educadora de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis.
A "roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio,
 parque ou debaixo de uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a 
educadora sem "interrupções" externas.

Lemos para as crianças todos os dias!
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua,
 um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto
 ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou 
fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).
Quantas mesas haverá na sala?
As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem,
 colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa.
As mesas também são usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas 
equivale ao número de alunos na sala.
No trabalho diversificado, pode-se diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão
 sentados fazendo uma mesma atividade.
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula.
Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, 
livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar),
 a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Um cantinho para as artes é fundamental!
Um dos espaços da sala  pode ser reservado para as Artes Plásticas:
desenho, pintura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) 
e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções).
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização:
 a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem
 relações com os colegas da turma.
Para organizar esse espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido, 
bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.

cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto 
desenvolvido.
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto.
Já montei aquário na sala várias vezes, as crianças adoram observar os peixinhos!
Também podemos montar terrários.

Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, etc.
Um quadro-de-giz (ou quadro-branco) será um espaço para registros provisórios, 
pois serão apagados no final da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) 
deverá ser registrado em cartaz ou "blocão".
Eu uso para registrar a data do dia, escrever o planejamento diário, produzir textos 
com as crianças, escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma
 forma de comunicar algo importante para a turma.
O que encontraremos nas paredes?
O que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças.
  • Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das
     crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um 
    espaço que deve ser modificado periodicamente.
  • Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos 
    olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas 
    de forma que fiquem presas na parte superior.
  • Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar
     o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a
     passagem de tempo ao longo de um ano.
  • Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. 
    Também pode estar organizado no mural.
  • Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar
     em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade 
    de "relembrar".
  • Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para
     facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
  • Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à 
    quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
  • Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo 
    humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
  • espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. 
    As crianças adoram um espelho!
  • O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, 
    como novos temas.
Muitas escolas contam com a televisão nas sala de aula.
O programa escolhido deverá fazer parte do planejamento.
Há boas propostas que podem ser aproveitadas pela Educação Infantil:
Cocoricó, Sítio do Pica-pau Amarelo, Turma da Mônica, Vila Sésamo, Barney, Baby Einstein,
 entre outras. Além de filmes e desenhos de animação que divertem as crianças.
Lembre-se: assistir um programa pela televisão não é apenas um "preenchimento de tempo", 
mas deverá ter um objetivo dentro de planejamento da professora.

Muitas escolas já contam com a informática na Educação Infantil.
Em geral, são utilizados softwares com jogos educativos ou navegação na internet com 
o mesmo fim.
As atividades desenvolvidas também devem ser planejadas pela professora.

Saindo da sala, as crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se chover, mude a organização das mesas,
crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem divertidas!

O professor pode tornar sua
"sala do tamanho do mundo"!


Cantinho de Leitura da  sala da professora Ivanise Meyer (Baú de Ideias)


.











Para a execução dessa atividade siga a sugestão do roteiro abaixo: 

- Primeiro passo: fazer com que os alunos visualizem o espaço da sala e sua organização. 

Logo após faça as seguintes perguntas: 

  • Como a sala está organizada?
  •  Por que a sala está organizada dessa forma?
  •  Ela pode ser organizada de outra maneira? 

- Segundo passo: os alunos devem expor algumas possibilidades de arrumação da sala 

e explicar o porquê. 

- Terceiro passo: os alunos devem/podem organizar a sala de acordo com os seus

 interesses e ideias. 

- Quarto e último passo: após a organização, é preciso que faça os seguintes 

questionamentos: 

  • Por que todos arrumaram a sala? 
  • Como vamos usar o espaço?

A partir dessa simples atividade os alunos terão participado da organização de um 

espaço segundo suas necessidades, interesses, vontades, valores e imaginação. 
Desse modo, terão uma experiência concreta de construção e organização social 
do espaço. Além disso, essa atividade estabelece uma ligação entre o teórico e o prático. 









Fontes:
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2011/01/organizacao-da-sala-de-aula.html
(http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-organizacao-espaco-dentro-sala-aula.htm)
http://tais-olly-crafts.blogspot.com/

Cuidados com a Escola






                           Vídeo que podemos apresentar aos alunos


Para que aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários.
Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.
O preparo do ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de todos, é uma ação pedagógica de responsabilidade do gestor da instituição.
Muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.
Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma sala de aula com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que teria disposição e motivação para passar cinco horas do seu dia num local assim? Quais os valores da educação se não se pode estudar numa escola bem cuidada, limpa e bonita?
A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma.
Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc. são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.
Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram naquela região. Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada com a outra, é a pura questão da motivação.



Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola (
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/cuidados-com-escola.htm)

Início das aulas



VOLTA ÁS AULAS TURMA DA MÔNICA IDENTIDADE ATIVIDADE IDENTIDADE VOLTA ÀS AULAS ATIVIDADE IDENTIFICANDO PALAVRAS atividade turma da mônica volta as aulas calendário fevereiro calendário fevereiro turma da mônica sem numeração calendário folclore ficha 1 VOLTA ÁS AULAS TURMA DA MÔNICA
Fonte:http://gibarbosa1.blogspot.com