Eu indico!!!

Catia e Alexia

Catia e Alexia
Essa sou eu e minha filha, o maior tesouro de minha vida.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS



 SEMANA DE INTEGRAÇÃO

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS AJUDAM NA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.

MAIS UM ANO CHEGOU E, DEPOIS DE MERECIDAS FÉRIAS, É HORA DE RECOMEÇAR. PARA A MAIORIA DAS CRIANÇAS, ESSE É UM MOMENTO DE MUITA ANSIEDADE, AFINAL IRÃO MUDAR DE SÉRIE, TERÃO UM NOVO PROFESSOR E NOVOS AMIGOS. PARA PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, EM TABOÃO DA SERRA (SP), PROGRAMAR A PRIMEIRA SEMANA COM ATIVIDADES RECEREATIVAS VOLTADAS À INTEGRAÇÃO É MELHOR DO QUE JÁ INICIAR OS CONTEÚDOS, PORQUE ASSIM SE ESTABELECE UM VÍNCULO AFETIVO COM A TURMA. " A CRIANÇA PRECISA SE SENTIR BEM NO AMBIENTE PARA SE SENTIR SEGURA E FOCAR NO OBJETIVO DE APRENDER", EXPLICA. MUNA KASSEM HANDAM, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO ANGLO AMERICANO, EM FOZ DO IGUAÇU (PR), CONCORDA E COMPLETA: "A PROFESSORA TAMBÉM PRECISA DESSE TEMPO PARA ADAPTAR-SE À NOVA TURMA".
A SEGUIR, SUGERIMOS ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA OU AO LONGO DA SEMANA.
RECEPÇÃO ANIMADA

ORGANIZAR UMA FESTINHA NO PRIMEIRO DIA DE AULA É UMA FORMA DE MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE A ESCOLA ESTÁ FELIZ POR TÊ-LAS DE VOLTA. O COLÉGIO ANGLO AMERICANO DE FOZ DO IGUAÇU RECEBEU AS TURMA COM UMA PARESENTAÇÃO CIRCENSE E DISTRIBUIÇÃO DE PICOLÉS. MAS VOCÊ PODE TER OUTRAS IDÉIAS. O SORVETE, POR EXEMPLO, PODE SER SUBSTITUÍDO POR GELATINA, PIPOCA, BOLO, REFRIGERANTE ETC., E O CIRCO POR UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA OU TEATRO FEITA POR ALUNOS MAIS VELHOS DO COLÉGIO.

APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES

ANTES DA FESTA, REÚNA TODOS OS ALUNOS NO ANFITEATRO OU NO PÁTIO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APRESENTEM RAPIDAMENTE, MOSTRANDO-SE SOLÍCITOS E PRONTOS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS EM QUALQUER SITUAÇÃO.
CONHECENDO A TURMA

VEJA 3 BRINCADEIRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A CONHECEREM OS COLEGAS.

TEIA DOS AMIGOS

REALIZE ESSA DINÂMICA PROPOSTA POR PRISCILA GARCIA, COORDENADORA DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TABOÃO DA SERRA, PARA PASSAR À TURMA UMA MENSAGEM DE UNIÃO.
1- FAÇA UMA RODA COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE QUE, AO RECEBEREM O ROLO DE BARBANTE, CADA UMA DEVE FALAR SEU NOME, DE QUE ESCOLA VEIO E SUA BRINCADEIRA FAVORITA.

2- EM SEGUIDA, JOGUE, COM CUIDADO, O ROLO DE BARBANTE PARA UMA CRIANÇA QUE ESTEJA, DE PREFERÊNCIA, DO OUTRO LADO DA RODA. VOCÊ NÃO DEVE SOLTAR A PONTA DO BARBANTE.

3- ESTE ALUNO FALA AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ SOLICITOU E JOGA O BARBANTE PARA OUTRO COLEGA, TAMBÉM SEM SOLTAR A PONTA.

4-A DINÂMICA SEGUE A´TE QUE TODOS SE APRESENTEM E A RODA PAREÇA UMA TEIA DE ARANHA. CONTE QUE ELA REPRESENTA A TEIA DOS AMIGOS, QUE FICARÃO UNIDOS DURANTE O ANO.

5- O ÚLTIMO ALUNO QUE SE APRESENTAR ENROLA O BARBANTE ATÉ TOMAR O LUGAR DO COLEGA QUE SE APRESENTOU ANTES DELE. E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ROLO VOLTAR PARA A SUA MÃO.
  
RODA DA APRESENTAÇÃO


ESTA BRINCADEIRA, ELABORADA PELA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRISTIANE DE FIGUEIREDO, DA ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULO, EM SÃO PAULO (SP), DIVERTE E TRABALHA A ATENÇÃO DOS ALUNOS. 
1- SENTE COM A TURMA EM CÍRCULO. EXPLIQUE QUE TODOS DEVEM BATER PALMA E, EM SEGUIDA, BATER AS DUAS MÃOS SIMULTANEAMENTE NAS MÃOS DOS COLEGAS QUE ESTÃO À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA. 
2- INICIE A BRINCADEIRA DIZENDO O SEU NOME QUANDO TODOS BATEREM PALMA. O ALUNO À SUA DIREITA É O PRÓXIMO, E DEVE DIZER O NOME DA PRÓXIMA VEZ QUE TODOS BATEREM PALMA. E ASSIM POR DIANTE. OU SEJA, CADA ALUNO IRÁ SE APRESENTEAR NA SEQUÊNCIA DA RODA. 
3- QUANDO O ÚLTIMO ALUNO SE APRESENTAR, REINICIE A BRINCADEIRA, MAS AGORA DIZENDO O NOME DO ALUNO À SUA ESQUERDA. EM SEGUIDA, ESSE ALUNO DEVE DIZER O SEU NOME, E ASSIM POR DIANTE.
DICA: SE AS CRIANÇAS JÁ SOUBEREM O NOME DOS COLEGAS, VOCÊS PODEM FALAR O PRATO PREFERIDO, A BRINCADEIRA DE QUE MAIS GOSTAM, UM ESPORTE QUE PRATICAM ETC.

ENTREVISTA COM O AMIGO

ESSA DINÂMICA TAMBÉM FOI SUGERIDA PELA PROFESSORA CRISTIANE DE FIQUEIREDO E DEVE SER REALIZADA EM DUPLAS. DEIXE CLARO QUE, QUANTO MENOS OS ALUNOS SE CONHECEREM, MAIS LEGAL SERÁ A BRINCADEIRA, POR ISSO OS AMIGOS NÃO DEVEM FICAR JUNTOS. 
1- AS CRIANÇAS TERÃO 15 MINUTOS PARA FAZEREM O MÁXIMO DE PERGUNTAS QUE CONSEGUIREM AO SEU PAR SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E ANOTAR NO CADERNO. DEPOIS, O ALUNO QUE PERGUNTOU RESPONDE E O QUE RESPONDEU PERGUNTA. 
2- EXPLIQUE QUE, ALÉM DO NOME E DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COMO A COR DOS OLHOS E DO CABELO, A ALTURA, É IMPORTANTE PERGUNTAR TAMBÉM SOBRE OS GOSTOS DO COLEGA: O QUE ELE GOSTA DE COMER, DO QUE GOSTA DE BRINCAR, QUAIS ATIVIDADES ELE FAZ FORA DA ESCOLA, SE ELE GOSTA DE ACORDAR CEDO OU TARDE, QUE LUGARES ELE GOSTARIA DE CONHECER ETC.
3- VENCE QUEM CONSEGUIR ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE INFORMÇÕES SOBRE O COLEGA. 
DICA: VOCÊ PODE DIFICULTAR A BRINCADEIRA FAZENDO PERGUNTAS PARA AS CRIANÇAS QUE DEVEM RESPONDER PELO SEU COLEGA DE DUPLA. SE SOUBER A RESPOSTA, A DUPLA GANHA UM PONTO.

FAMILIARIZANDO-SE COM O ESPAÇO

DÊ UMA VOLTA COM OS ALUNOS PELO COLÉGIO, APRESENTANDO OS ESPAÇOS E OS FUNCIONÁRIOS QUE ENCONTRAREM PELO CAMINHO. VOCÊ PODE PEDIR AJUDA PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTUDAVAM NA ESCOLA, FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS, COMO: " QUEM SABE AONDE IREMOS SE VIRARMOS À ESQUERDA?", "AONDE DEVEMOS IR PARA PEGAR UM LIVRO EMPRESTADO?", "QUEM SABE CHEGAR LÁ?" "ESTE É O ... (NOME DO FUNCIONÁRIO), QUAL A PROFISSÃO DELE?"

ATIVIDADE DE INTEGRAÇAO

ESTA BRINCADEIRA É REALIZADA NO INÍCIO DO PERÍODO NO COLÉGIA ANGLO AMERICANO, "AS CRIANÇAS ADORAM PORQUE, NAQUELE DIA, ELAS ESTÃO PERMITIDAS A ASSISTIR AS AULAS E FAZER TODAS AS ATIVIDADES COM UM AMIGO", EXPLICA A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE GIOVANA KEDZIERSKI.

1- COLOQUE PAPEIZINHOS COM OS NOMES DAS CRIANÇAS DENTRO DE BEXIGAS E ENCHA. 

2- ESTOURE UM DOS BALÕES E VERIFIQUE O NOME ESCRITO NO PAPEL. A CRIANÇA SORTEADA ESTOURA MAIS UM E O COLEGA QUE ELA TIRAR SERÁ O SEU COMPANHEIRO DE ATIVIDADES DURANTE O DIA INTEIRO.

DICA: SE A SALA TIVER UM NÚMERO ÍMPAR DE ALUNOS, OS ÚLTIMOS PODEM FICAR EM TRIO.

PARA A AULA DE ARTES 

MENSAGEM NA GARRAFA


ALÉM DE TRABALHAR A PINTURA, ESTA ATIVIDADE FAZ AS CRIANÇAS REFLETIREM E ESCREVEREM SOBRE SUA EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO. AS GARRAFAS DECORADAS DEVEM SER GUARDADAS ATÉ O ÚLTIMO DIA DE AULA, QUANDO SERÁ FORMADA UMA RODA DE DISCUSSÃO COM TODOS OS ALUNOS, PARA QUE ELES CONTEM SE SUAS EXPECTATIVAS FORAM CUMPRIDAS.


1- FAÇA UM DESENHO, CUBRA-O COM PLÁSTICO TRANSPARENTE E PINTE COM COLA COLORIDA.


2- DEPOIS DE SECO, RETIRE OS DESENHOS DO PLÁSTICO COM CUIDADO PARA NÃO RASGAR.

3- GRUDE OS DESENHOS NA GARRAFA (NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA) E FAÇA OS DETALHES COM CANETINHAS.


4- GUARDE NA GARRAFA O PAPEL COM AS EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E LACRE COM FITA ADESIVA COLORIDA.

AUTO-RETRATO


ESSE TRABALHO PODE SER COLADO SOBRE AS MESAS DOS ALUNOS PARA AUXILIÁ-LOS A MEMORIZAREM OS SEUS LUGARES NA SALA DE AULA.




1- CADA CRIANÇA DEVE FAZER UM AUTO-RETRATO E PINTAR COM GIS PASTEL.


2- COLOQUE OUTRA FOLHA DE PAPEL SULFITE EMBAIXO DO DESENHO E RECORTE CONTORNANDO A FIGURA.


3- GRAMPEIE AS FOLHAS PELAS LATERAIS, DEIXANDO UMA ABERTURA PARA COLOCAR BOLINHAS DE REVISTAS AMASSADAS.


4- TERMINE DE GRAMPEAR AS LATERAIS E GRAMPEIE O ROSTO NO PAPEL COLOR SET PRETO.


5- COLE UM PALITO ATRÁS DO ROSTO COM COLA QUENTE PARA QUE FIQUE EM PÉ.

ALGUNS MODELOS DE ROSTOS...








 ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. BEIJOS A TODOS E UMA ÓTIMA SEMANA!!!

1 comentários:

Rérida Maria disse...

Olá! Estou seguindo o seu blog! Se quiser me seguir...
reridamaria.blogspot.com
bjs...

Postar um comentário